sábado, 27 de outubro de 2012

CUFA/Guaiba inicia ciclo de palestras no município.


Nesta última sexta-feira dia 26/10, o integrante da CUFA/Guaíba, André Erich realizou uma palestra aos alunos da escola Inácio de Quadros, no bairro coronel Nassuca, em Guaíba. O tema referencial abordado foi - a importância da escola na vida dos alunos -, visando mostrar aos adolescentes do sétimo e oitavo ano do ensino fundamental a influência que a comunidade escolar tem  em seus futuros papéis na sociedade. Este encontro faz parte do novo projeto de palestras que a CUFA/Guaíba realizará pelo município, tendo como público alvo jovens e adolescentes.

Na foto a orientadora escolar, Ana Luíza, André Erich e a professora Alessandra de Souza.
 
 

O colaborador da CUFA/Guaíba fez questão de frisar aos professores que assistiram à palestra que o papel do educador não se resume simplesmente em ensinar, inevitavelmente a profissão de professor é um projeto social, pois o real objetivo da escola é formar e principalmente transformar cidadãos. André ressalta que "o professor jamais deve desistir do aluno, pois sempre haverá uma luz no fim do túnel. Qualquer ser humano tem algum talento, ele pode ainda não saber, mais este é o papel essencial da família e da escola trabalhando juntos para aflorar este talento e, consequentemente preparar para a sociedade um cidadão de bem". 
 No decorrer da palestra foi realizada uma dinâmica de grupo, onde os alunos expressavam em uma única palavra a importância da escola para eles. Estas palavras expressadas pelos adolescentes foram sendo anotadas no quadro e o mais interessante é que independente da pouca idade, palavras como ética, responsabilidade, respeito, metas e amizade preponderaram nos seus conceitos com relação à escola. Isto demonstra que em seu interior o jovem sabe a importância da escola para o seu futuro. Entretanto, ele precisa diariamente ser orientado para que problemas crônicos da sociedade como: drogas, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e criminalidade não interfiram na sua trajetória.




Postado por CUFA/Guaíba.