sábado, 27 de outubro de 2012

CUFA/Guaiba inicia ciclo de palestras no município.


Nesta última sexta-feira dia 26/10, o integrante da CUFA/Guaíba, André Erich realizou uma palestra aos alunos da escola Inácio de Quadros, no bairro coronel Nassuca, em Guaíba. O tema referencial abordado foi - a importância da escola na vida dos alunos -, visando mostrar aos adolescentes do sétimo e oitavo ano do ensino fundamental a influência que a comunidade escolar tem  em seus futuros papéis na sociedade. Este encontro faz parte do novo projeto de palestras que a CUFA/Guaíba realizará pelo município, tendo como público alvo jovens e adolescentes.

Na foto a orientadora escolar, Ana Luíza, André Erich e a professora Alessandra de Souza.
 
 

O colaborador da CUFA/Guaíba fez questão de frisar aos professores que assistiram à palestra que o papel do educador não se resume simplesmente em ensinar, inevitavelmente a profissão de professor é um projeto social, pois o real objetivo da escola é formar e principalmente transformar cidadãos. André ressalta que "o professor jamais deve desistir do aluno, pois sempre haverá uma luz no fim do túnel. Qualquer ser humano tem algum talento, ele pode ainda não saber, mais este é o papel essencial da família e da escola trabalhando juntos para aflorar este talento e, consequentemente preparar para a sociedade um cidadão de bem". 
 No decorrer da palestra foi realizada uma dinâmica de grupo, onde os alunos expressavam em uma única palavra a importância da escola para eles. Estas palavras expressadas pelos adolescentes foram sendo anotadas no quadro e o mais interessante é que independente da pouca idade, palavras como ética, responsabilidade, respeito, metas e amizade preponderaram nos seus conceitos com relação à escola. Isto demonstra que em seu interior o jovem sabe a importância da escola para o seu futuro. Entretanto, ele precisa diariamente ser orientado para que problemas crônicos da sociedade como: drogas, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e criminalidade não interfiram na sua trajetória.




Postado por CUFA/Guaíba.

 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

TOP CUFA Brasil no Caldeirão do Huck

Está chegando a hora!


Em breve, 27 candidatas, cada uma representante de um estado do Brasil, vão estar no palco do Caldeirão disputando a vitória do Top Cufa 2012!

No último sábado, dia 29, o Programa Global Caldeirão do Huck, apresentou a representante paulista do TOP CUFA 2012. O concurso que tem a intenção de valorizar a beleza feminina, combatendo todas as formas de preconceitos, teve suas etapas estaduais entre os meses de agosto e setembro e agora prepara a grande festa para eleger a TOP CUFA do Brasil.

Nossa representante, a TOP Daniela Duarte, já está se preparando para a viagem ao Rio de Janeiro, no próximo dia 05. Quem sabe ela não retorna no dia 09 como a TOP CUFA Brasil, estando mais perto de grandes top's brasileiras.

Guardem este rostinho bonito
Boa sorte Daniela


Na mídia:lançamento Comunidade Segura

CUFA LANÇA PROJETO DE SEGUROS PESSOAIS PARA MORADORES DE COMUNIDADES.


Cidade de Deus, Alemão e Rocinha serão beneficiadas pelo Comunidade Segura

Os moradores da Cidade de Deus, Complexo do Alemão, e Rocinha poderão ter seguro de vida gratuito através de parceria da Central Única de Favelas (Cufa) com comerciantes locais. O projeto Comunidade Segura deverá beneficiar cerca de 22 mil pessoas das três áreas pacificadas e será lançado nesta sexta-feira (28/9), na Cidade de Deus. Para se beneficiar, o morador precisa se tornar cliente dos estabelecimentos participantes da iniciativa na sua comunidade.

Os interessados precisam fazer uma pré-inscrição em postos definidos pela Cufa. A distribuição das apólices começará no dia dos lançamentos do projeto em cada comunidade. Além do evento na Cidade de Deus, Rocinha terá a sua abertura no sábado (29/9) e o Complexo do Alemão no domingo (30/9). As apólices, da Federal Seguros, tem o valor de R$ 6 por ano. O custo será dividido por 35 comerciantes parceiros de cada comunidade. Eles estarão identificados por cartazes.

- Fiz uma pesquisa e vi que as pessoas não tinham, mas gostariam de fazer um seguro. Só não existe essa cultura nas favelas. As pessoas não sabem como fazer. Os bancos me procuravam para oferecer parcerias de microsseguro, mas eu não queria cobrar das pessoas. Por isso, pensei em um projeto que ajudasse a parte social e também a desenvolver o comércio e que fosse bom para as empresas parceiras - explicou Celso Athayde, secretário- geral da Cufa.

Após um ano, os segurados terão que apresentar notas fiscais para comprovar as compras nos estabelecimentos parceiros. A quantidade vai variar de acordo com o valor das notas. Junto com a apólice, o morador receberá um documento com a explicação das regras. O seguro será de R$ 12 mil e cobre morte, invalidez total ou parcial permanente, entre outros. O projeto é piloto e contará com 50 mil apólices divididas entre comunidades do Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília, e Ceará.

- Contratamos o Instituto Data Popular para fazer pesquisas e definir o impacto do projeto para os moradores, comércio e para a seguradora. Assim, vamos conseguir definir a viabilidade do projeto. Se ele vai dar certo ou não - afirmou Athayde.


Fonte: Imprensa Governo do Rio de Janeiro
http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=1236998
Por Danielle Moitas

Taça das Favelas: 2º Edição vem ai!


Taça das Favelas faz lançamento para imprensa e marca seu primeiro gol

Coletiva realizada pela CUFA para apresentar a segunda edição da Taça das Favelas foi um sucesso. O maior campeonato de futebol entre favelas, idealizado por Celso Athayde e produzido pela Central Única das Favelas deu a partida para a 2° edição. Hoje, dia 02 de outubro de 2012, foi realizada uma coletiva oficial de imprensa no Morro dos Prazeres em Santa Tereza, Centro do Rio de Janeiro, para apresentar as novidades da Taça das Favelas 2013.

Apresentado por MV Bill e Nega Gizza, Presidente e Vice-Presidente da Taça respectivamente; o evento abriu com os resultados positivos do ano passado. Citando os atletas que emplacaram em vários clubes profissionais , inclusive do exterior.
 
Foram ainda apresentadas as datas do calendário oficial como das inscrições dos atletas, ação social, Dia da Peneira, jogos e muito mais. Dentre as novidades, os jogos acontecem em três campos: estádio do Madureira Futebol Clube, CERES, em Bangu e o já conhecido CREIB, em Padre Miguel. O time masculino agora conta com atletas de 14 a 16 anos, podendo conter quatro atletas com 17 anos de idade.

Já as equipes femininas, a idade fica entre 14 e 20 anos de idade. Além da parceria, que aproveitará os melhores jogadores do torneio, com o Madureira e os quatro grandes clubes do Rio: Botafogo, Vasco, Fluminense e Flamengo. Os presentes puderam assistir em primeira mão ao vídeo-chamada das inscrições dos atletas que será veiculado a partir de amanhã na TV Globo.

A coletiva contou com a presença de diversos veículos de comunicação, os patrocinadores e parceiros: Guaraná Antártica, Estácio de Sá, TIM, NIKE e apoio da De Ponta.

Uma outra novidade irá acompanhar a Taça das Favela ll . É que das 64 seleções masculinas, 34 irão garantir vaga para a proxima edição e o critério é a soma de uma pontação extra campo que estará disponivel no site. 16 seleções disputarão a respescagem no proximo ano , no sistema MATA-MATA para terem direito a 8 vagas . somando 42 seleções. E 22 novas seleções disputarão via sorteio a chance de participar da proxima etapa

As seleções da Rocinha e da Vila Vintém, que participaram da primeira edição da Taça das Favelas fizeram a bola rolar em uma partida amistosa. O placar ficou empatado num 4 X 4 e o desempate foi através dos pênaltis. Para fechar o dia com chave de ouro, foi oferecido um churrasco com uma roda de samba ao Som do Grupo Batuk d´Gueto.

Viu quanta coisa aconteceu e o que ainda está por vir? Então não perde tempo, inscreva já a sua comunidade para a Taça das Favelas, as inscrições começam hoje no site oficial: www.taçadasfavelas.com.br . Serão 80 comunidades a disputar a grande final e marcar um golaço.
Taça das Favelas: um gol para toda vida!
 

 
 
 
Postado por: CUFA Brasil
http://cufa.org.br/taca-das-favelas-faz-lancamento-para-imprensa/