sábado, 27 de outubro de 2012

CUFA/Guaiba inicia ciclo de palestras no município.


Nesta última sexta-feira dia 26/10, o integrante da CUFA/Guaíba, André Erich realizou uma palestra aos alunos da escola Inácio de Quadros, no bairro coronel Nassuca, em Guaíba. O tema referencial abordado foi - a importância da escola na vida dos alunos -, visando mostrar aos adolescentes do sétimo e oitavo ano do ensino fundamental a influência que a comunidade escolar tem  em seus futuros papéis na sociedade. Este encontro faz parte do novo projeto de palestras que a CUFA/Guaíba realizará pelo município, tendo como público alvo jovens e adolescentes.

Na foto a orientadora escolar, Ana Luíza, André Erich e a professora Alessandra de Souza.
 
 

O colaborador da CUFA/Guaíba fez questão de frisar aos professores que assistiram à palestra que o papel do educador não se resume simplesmente em ensinar, inevitavelmente a profissão de professor é um projeto social, pois o real objetivo da escola é formar e principalmente transformar cidadãos. André ressalta que "o professor jamais deve desistir do aluno, pois sempre haverá uma luz no fim do túnel. Qualquer ser humano tem algum talento, ele pode ainda não saber, mais este é o papel essencial da família e da escola trabalhando juntos para aflorar este talento e, consequentemente preparar para a sociedade um cidadão de bem". 
 No decorrer da palestra foi realizada uma dinâmica de grupo, onde os alunos expressavam em uma única palavra a importância da escola para eles. Estas palavras expressadas pelos adolescentes foram sendo anotadas no quadro e o mais interessante é que independente da pouca idade, palavras como ética, responsabilidade, respeito, metas e amizade preponderaram nos seus conceitos com relação à escola. Isto demonstra que em seu interior o jovem sabe a importância da escola para o seu futuro. Entretanto, ele precisa diariamente ser orientado para que problemas crônicos da sociedade como: drogas, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e criminalidade não interfiram na sua trajetória.




Postado por CUFA/Guaíba.

 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

TOP CUFA Brasil no Caldeirão do Huck

Está chegando a hora!


Em breve, 27 candidatas, cada uma representante de um estado do Brasil, vão estar no palco do Caldeirão disputando a vitória do Top Cufa 2012!

No último sábado, dia 29, o Programa Global Caldeirão do Huck, apresentou a representante paulista do TOP CUFA 2012. O concurso que tem a intenção de valorizar a beleza feminina, combatendo todas as formas de preconceitos, teve suas etapas estaduais entre os meses de agosto e setembro e agora prepara a grande festa para eleger a TOP CUFA do Brasil.

Nossa representante, a TOP Daniela Duarte, já está se preparando para a viagem ao Rio de Janeiro, no próximo dia 05. Quem sabe ela não retorna no dia 09 como a TOP CUFA Brasil, estando mais perto de grandes top's brasileiras.

Guardem este rostinho bonito
Boa sorte Daniela


Na mídia:lançamento Comunidade Segura

CUFA LANÇA PROJETO DE SEGUROS PESSOAIS PARA MORADORES DE COMUNIDADES.


Cidade de Deus, Alemão e Rocinha serão beneficiadas pelo Comunidade Segura

Os moradores da Cidade de Deus, Complexo do Alemão, e Rocinha poderão ter seguro de vida gratuito através de parceria da Central Única de Favelas (Cufa) com comerciantes locais. O projeto Comunidade Segura deverá beneficiar cerca de 22 mil pessoas das três áreas pacificadas e será lançado nesta sexta-feira (28/9), na Cidade de Deus. Para se beneficiar, o morador precisa se tornar cliente dos estabelecimentos participantes da iniciativa na sua comunidade.

Os interessados precisam fazer uma pré-inscrição em postos definidos pela Cufa. A distribuição das apólices começará no dia dos lançamentos do projeto em cada comunidade. Além do evento na Cidade de Deus, Rocinha terá a sua abertura no sábado (29/9) e o Complexo do Alemão no domingo (30/9). As apólices, da Federal Seguros, tem o valor de R$ 6 por ano. O custo será dividido por 35 comerciantes parceiros de cada comunidade. Eles estarão identificados por cartazes.

- Fiz uma pesquisa e vi que as pessoas não tinham, mas gostariam de fazer um seguro. Só não existe essa cultura nas favelas. As pessoas não sabem como fazer. Os bancos me procuravam para oferecer parcerias de microsseguro, mas eu não queria cobrar das pessoas. Por isso, pensei em um projeto que ajudasse a parte social e também a desenvolver o comércio e que fosse bom para as empresas parceiras - explicou Celso Athayde, secretário- geral da Cufa.

Após um ano, os segurados terão que apresentar notas fiscais para comprovar as compras nos estabelecimentos parceiros. A quantidade vai variar de acordo com o valor das notas. Junto com a apólice, o morador receberá um documento com a explicação das regras. O seguro será de R$ 12 mil e cobre morte, invalidez total ou parcial permanente, entre outros. O projeto é piloto e contará com 50 mil apólices divididas entre comunidades do Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília, e Ceará.

- Contratamos o Instituto Data Popular para fazer pesquisas e definir o impacto do projeto para os moradores, comércio e para a seguradora. Assim, vamos conseguir definir a viabilidade do projeto. Se ele vai dar certo ou não - afirmou Athayde.


Fonte: Imprensa Governo do Rio de Janeiro
http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=1236998
Por Danielle Moitas

Taça das Favelas: 2º Edição vem ai!


Taça das Favelas faz lançamento para imprensa e marca seu primeiro gol

Coletiva realizada pela CUFA para apresentar a segunda edição da Taça das Favelas foi um sucesso. O maior campeonato de futebol entre favelas, idealizado por Celso Athayde e produzido pela Central Única das Favelas deu a partida para a 2° edição. Hoje, dia 02 de outubro de 2012, foi realizada uma coletiva oficial de imprensa no Morro dos Prazeres em Santa Tereza, Centro do Rio de Janeiro, para apresentar as novidades da Taça das Favelas 2013.

Apresentado por MV Bill e Nega Gizza, Presidente e Vice-Presidente da Taça respectivamente; o evento abriu com os resultados positivos do ano passado. Citando os atletas que emplacaram em vários clubes profissionais , inclusive do exterior.
 
Foram ainda apresentadas as datas do calendário oficial como das inscrições dos atletas, ação social, Dia da Peneira, jogos e muito mais. Dentre as novidades, os jogos acontecem em três campos: estádio do Madureira Futebol Clube, CERES, em Bangu e o já conhecido CREIB, em Padre Miguel. O time masculino agora conta com atletas de 14 a 16 anos, podendo conter quatro atletas com 17 anos de idade.

Já as equipes femininas, a idade fica entre 14 e 20 anos de idade. Além da parceria, que aproveitará os melhores jogadores do torneio, com o Madureira e os quatro grandes clubes do Rio: Botafogo, Vasco, Fluminense e Flamengo. Os presentes puderam assistir em primeira mão ao vídeo-chamada das inscrições dos atletas que será veiculado a partir de amanhã na TV Globo.

A coletiva contou com a presença de diversos veículos de comunicação, os patrocinadores e parceiros: Guaraná Antártica, Estácio de Sá, TIM, NIKE e apoio da De Ponta.

Uma outra novidade irá acompanhar a Taça das Favela ll . É que das 64 seleções masculinas, 34 irão garantir vaga para a proxima edição e o critério é a soma de uma pontação extra campo que estará disponivel no site. 16 seleções disputarão a respescagem no proximo ano , no sistema MATA-MATA para terem direito a 8 vagas . somando 42 seleções. E 22 novas seleções disputarão via sorteio a chance de participar da proxima etapa

As seleções da Rocinha e da Vila Vintém, que participaram da primeira edição da Taça das Favelas fizeram a bola rolar em uma partida amistosa. O placar ficou empatado num 4 X 4 e o desempate foi através dos pênaltis. Para fechar o dia com chave de ouro, foi oferecido um churrasco com uma roda de samba ao Som do Grupo Batuk d´Gueto.

Viu quanta coisa aconteceu e o que ainda está por vir? Então não perde tempo, inscreva já a sua comunidade para a Taça das Favelas, as inscrições começam hoje no site oficial: www.taçadasfavelas.com.br . Serão 80 comunidades a disputar a grande final e marcar um golaço.
Taça das Favelas: um gol para toda vida!
 

 
 
 
Postado por: CUFA Brasil
http://cufa.org.br/taca-das-favelas-faz-lancamento-para-imprensa/
 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A CUFA é 10

Projeto desenvolvido na capital é citado em debate realizado ontem pela TV Com.


 
Escola Municipal Chico Mendes, faz parte do projeto que envolve 51 escolas da Rede Municipal de Educação.

O Projeto Circuito Papo Reto Porto Alegre realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre através da Secretaria Municipal de Saúde e Educação foi citado ontem pelos candidatos Jose Fortunatti e Manuela D'Avila, no debate realizado pela TV Com ontem na capital.

Apesar de não ter nenhuma vinculação partidária, a CUFA RS ficou feliz em ter sido lembrada no debate pelos candidatos a prefeitura, pelo trabalho que vem sendo realizado no projeto.

A iniciativa realizada pela Central Unica das Favelas do Rio Grande do Sul em 51 escolas do município, visa contribuir para o processo de prevenção ao crack nas escolas através da ferramenta literária "O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra".

Queremos carinhosamente agradecer a jornalista Rosane Oliveira, amiga e parceira da CUFA, pelo comentário em seu twitter.



 
Aproveitamos para desejar aos candidatos serenidade e sorte nesse pleito.


Foto: Escola Chico Mendes
Texto: CUFA RS

 

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Exposição encerra o Transfotografia

Após percorrer 14 cidades do Estado, o projeto volta com exposição final dos alunos.

Conheça mais sobre o projeto abaixo.




terça-feira, 8 de maio de 2012

CUFA/Guaíba recomeça o Tocando a Vida!

Nesta sexta-feira, dia 11/05, a CUFA/Guaíba reiniciará o projeto tocando a vida. No projeto crianças de 10 á 14 anos aprendem noções teóricas e práticas sobre violão, as aulas acontecerão uma vez por semana na associação dos moradores da vila São Jorge.

O tocando a vida foi idealizado e elaborado pela CUFA/Guaíba com a parceria e colaboração da associação dos moradores da vila São Jorge. Em janeiro de 2012, foi realizado uma primeira edição com duração de dois meses, onde 12 crianças foram beneficiadas com as aulas.



 Esta segunda edição do projeto conta novamente com o apoio do professor Leandro Pereira, estudante de administração, e educador que ensina as crianças do bairro voluntariamente. O responsável pelo projeto André Erich ressalta que a CUFA/Guaiba está buscando doações e apoio para o projeto manter sua continuidade.


Entre em contato com a CUFA/Guaiba no link de doações.

domingo, 6 de maio de 2012



CUFA/Guaíba participa de seminário de formação cidadã em Guaíba.




A CUFA/Guaíba participou no último dia 05/05, na escola CIEP, em Guaíba, do Seminário de Formação Cidadã, realizada pela 12ª Coordenadoria Regional de Educação em conjunto com a prefeitura municipal de Guaíba.
O objetivo do evento foi estreitar a relação e integração entre as escolas que participam dos Programas Escola Aberta e Mais Educação, oportunizando diversas capacitações para socializar experiências, sanar dúvidas e dificuldades encontradas na execução desses Programas.
Durante o evento foram realizadas diversas atividades como palestras, oficinas e apresentações artísticas. A CUFA/Guaíba teve em seu espaço a exposição do CRACK (uma exposição de fotos e relatos realizada nas ruas de Porto Alegre). O idealizador e organizador desta exposição foi o responsável pela CUFA/RS, Manoel Soares.




Um dia de muitas atividades como o grafite com o  oficineiro Alex parceiro da CUFA.



Painéis sobre educação pública/infância e adolescência.






O final da noite reservou a palestra sobre saúde pública ministrada por Ivanete Pereira da CUFA/RS e seu filho Manoel Soares por vídeo conferência diretamente da África do Sul, onde está negociando a circulação do livro Escudeiro da Luz.



 Durante a palestra de Ivanete Pereira da CUFA/RS, a moradora do bairro Cohab, Ana Cristina Nunes, emocionou-se ao pedir a palavra a dona Ivanete e declarar que seu irmão é viciado em drogas a trinta anos.





Confira a entrevista com Rogéria Figueiredo do MEC a André Erich da comunicação da CUFA/Guaíba, no link lateral de entrevistas.

 



segunda-feira, 30 de abril de 2012

Encontro debate violência escolar e traz formatura de fotógrafos mirins.








"A partir de hoje juro passar adiante o que aprendi e guardar no coração o que senti. E usar a minha fotografia para fazer o mundo mais feliz". O juramento de Joice Duarte, Alexander Soares e Ana Caroline, três dos 121 formandos da oficina de fotografia da Central Única das Favelas, realizada nas escolas municipais de Canoas em parceria com a Prefeitura, resumiram a pauta do Encontro Preparatório para o V Fórum de Prevenção à Violência Escolar, que ocorreu na noite desta quinta-feira, 26, no Salão Nobre da Unilasalle.
Com palestras de Marta Rufatto, secretária de Educação, Eduardo Pazinato, secretário de Segurança Pública, e da advogada do projeto OAB Vai à Escola, Elisabeth Castilho, o evento foi agraciado pela presença maciça da comunidade escolar e dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para Manoel Soares, coordenador da CUFA RS, o interesse reflete o pioneirismo do município na abordagem da violência escolar. "Nenhuma cidade brasileira criou uma política de prevenção ao crack nas escolas como nós fizemos. Os jovens de Canoas conseguiram produzir e reproduzir conscientização, coisa que cidades como Porto Alegre e São Paulo querem fazer agora com o nosso modelo", declarou Manoel.
Tecnologia e conscientização
Marta ressaltou a importância do envolvimento da comunidade e, em especial, dos estudantes, público-alvo das políticas conjuntas de prevenção à violência. "Agradecemos a todos os pais, professores e diretores da rede municipal por participar dessa construção coletiva. Mas os verdadeiros protagonistas deste encontro são vocês, alunos das nossas escolas", afirmou a secretária.
Pazinato aproveitou a oportunidade para apresentar as ações trabalhadas pela Guarda Municipal e os resultados decorrentes da abordagem diferenciada. Com 56 câmeras de vídeo auxiliando no monitoramento das escolas, registro online das ocorrências e 62 dos 132 guardas municipais destacados para participar da ronda escolar, Canoas registrou, em 2011, 470 casos relacionados à violência escolar. Para o secretário, a união entre tecnologia e consciência transformou a relação entre alunos, pais e comunidade escolar.
O V Fórum de Prevenção à Violência Escolar vai aprofundar o debate em torno da segurança nas instituições municipais de ensino e dar voz à comunidade para avaliar as medidas atuais e sugerir novas políticas de prevenção e enfrentamento. O evento acontece na Semana de Canoas, em meio às comemorações do 73º aniersário da cidade.
 
Crédito da notícia: Luiz Damasceno

terça-feira, 10 de abril de 2012

Prevenção ao crack nas escolas

Projeto de prevenção ao crack nas escolas inicia em maio e tem como ferramenta principal, a obra literária "Os Zumbis da Pedra". “Mãe este é o dinheiro do pão? Não filho, este é o dinheiro da pedra”. A frase proferida por Ivanete Pereira, coordenadora institucional da Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul (CUFA-RS), retrata o dia-a-dia de muitas crianças, adolescentes e jovens das periferias brasileiras. Em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, a CUFA-RS lançou na tarde desta segunda – feira (09), às 15h, no auditório do Ministério Público, o projeto Circuito Papo-Reto Porto Alegre, com o intuito de contribuir na discussão e na prevenção ao uso de crack nas escolas municipais da capital.
Manoel Soares Coordenador da CUFA RS O principal objetivo do projeto é auxiliar na formação da mentalidade juvenil, de modo que percebam e entendam seu entorno e os reais valores que irão fortalecer suas ações sociais. “Por isso nós iremos necessitar da abnegação dos profissionais da educação, este lançamento é para vocês, pois a sala de aula é um território dos professores e sem o apoio de vocês, este trabalho não será completo, pois a autoridade institucional continuará em suas mãos quando o projeto finalizar”, comentou Manoel Soares, coordenador da CUFA RS, ao explanar que Porto Alegre é a primeira capital brasileira a realizar um projeto de prevenção ao uso de Crack.
Paulo Daniel, ilustrador e instrutor da CUFA RS Paulo Daniel, ilustrador e instrutor da CUFA RS apresentou o projeto aos presentes no evento, professores, técnicos, autoridades e representantes da sociedade civil, tiveram a oportunidade de conhecer o processo de produção da publicação “O Escudeiro da luz em Os Zumbis da Pedra”, livro que norteará as discussões do projeto. Para o prefeito de Porto Alegre, José Furtunati, “este é um trabalho de médio e longo prazo, pois é um processo de informação e formação e não se trata simplesmente de dizer as pessoas se isso é bom ou ruim. Este é um esforço de todos”.
Maria Cristina Garavelo (representante da secretária municipal de Educação), Alceu Moraes (promotor Ministério Público), José Fortunatti (prefeito de Porto Alegre), Marcelo Bósio (secretário municipal de saúde) e Ivanete Pereira (coordenador da CUFA RS). Fizeram parte da mesa de lançamento, o prefeito de Porto Alegre, o secretário municipal de saúde, Marcelo Bósio, a representante da secretária municipal de Educação, Maria Cristina Garavelo, a coordenadora institucional da CUFA-RS e o promotor Alceu Moraes, que finalizou sua fala resumindo a importância do projeto Papo – Reto para as novas gerações. “Nossa missão é desaglutinar a droga, a única forma de fazer isso é encontrar uma alternativa para dialogar com a juventude. Este é o desafio deste projeto, por isso estou ansioso para ajudar no que for necessário, para que possamos encontrar resultados positivos. Só vamos conseguir isso se trabalharmos em rede”. O projeto será iniciado em maio na rede municipal de educação, envolvendo mais de 50 mil alunos em 52 palestras e 1040 oficinas além de eventos culturais. Texto e fotos: Paola e Milton Martins

quinta-feira, 5 de abril de 2012

MV Bill lança projeto de crack

Rapper lança em Porto Alegre projeto de crack nas escolas CUFA RS da o ponta pé inicial do Papo Reto 2012 Na próxima segunda-feira, 09, às 15h, no auditório do Ministério Público, a CUFA RS irá apresentar o Projeto Circuito Papo Reto 2012 à professores e educadores da rede municipal de ensino e a sociedade em geral. Lançado no dia 10 de dezembro com a assinatura da parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre, através das Secretarias de Saúde e de Educação, e a CUFA RS o projeto vai envolver 50 mil estudantes e 3.900 professores da rede, além de familiares e a comunidade em geral. Na oportunidade, o rapper MV Bill, irá fazer um bate papo sobre a temática do crack, tema abordado pelo Circuito Papo Reto e pelo livro Escudeiro da Luz, utilizado como material de apoio ao projeto. Na mesa de abertura, estarão presentes o Prefeito José Fortunati, o Secretário de Saúde Marcelo Bósio, a Secretária de Educação Cleci Jurach, a Coordenadora Institucional da CUFA RS Ivanete Pereira e representante do Ministério Público. Circuito Papo Reto e o Escudeiro da Luz O Circuito Papo Reto, que visa contribuir para o processo de prevenção ao crack nas escolas, já atraiu, desde 2008, mais de 360 mil jovens em 160 municípios, incluindo Salvador, Brasília e cidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo, para palestras feitas pelo comunicador gaúcho, ativista social e diretor executivo da Cufa, Manoel Soares. A partir de 2010, o circuito de palestras ganhou o reforço do livro O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra para levar informação com uma linguagem jovem e que pudesse ser facilmente absorvida pela comunidade em geral. Para 2012, o projeto foi ampliado e, através da ferramenta literária desenvolvida pela CUFA RS, visa promover a inclusão social e a formação de multiplicadores de prevenção. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Educação serão realizadas palestras, oficinas e eventos culturais de teatro, graffiti e fotografia na rede municipal de educação de ensino fundamental e médio. Os estudantes também receberão exemplares do livro que vai servir de apoio para atividades. Para o período de maio à dezembro de 2012, estão programadas 52 palestras para alunos, quatro palestras regionalizadas para professores, 1000 oficinas de fotografia, teatro e grafite, festival de teatro, exposição fotográfica e mostra de grafite enfocando o conteúdo do livro. Nós convidamos você a fazer parte desse circuito, que vai levar prevenção, interatividade, interdisciplinaridade, auto estima e consciência para as gerações futuras. Serviço O quê? Apresentação do Projeto Circuito Papo Reto Quando? Dia 09 de abril, as 15h. Onde? Auditório do Ministério Público

quinta-feira, 8 de março de 2012

O Anú 2012 acabou mas em 2013 tem mais

"Obrigado a todos que acreditam que esse Brasil tem jeito" Celso Athayde
Saiu na Mídia O Globo Saiba tudo o que rolou no Teatro João Caetano http://www.premioanu.com.br/ Comunicação CUFA

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Presentes em Ação

Na Última sexta feira ocorreu a escolha da rainha da bateria da Escola de Samba Império Serrano na ocasião esteve presente o Senhor Coordenador Estadual da Central Única das Favelas e Jornalista do Grupo RBS Manoel Soares. Neste mesmo dia foi à amostra de destaques para o carnaval 2012 que ocorrerá no Próximo dia 03/03 na cidade de Guaíba. A CUFA que já é parceira ativa da Escola de Samba em anos anteriores e acredita no fortalecimento do carnaval Gaúcho apóia mais esta iniciativa. Além disto, vale ressaltar que a CUFA participa também do Carnaval do Município de Canoas através da Escola de Samba Estado Maior do Rio Branco. Comunicação CUFA Segue algumas fotos Abaixo:

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

EM ARTICULAÇÃO

No último dia 18, estiveram se reunidos em reunião representantes de variadas instituições da região metropolitana como: Central Única das Favelas (CUFA), 12° CRE, Secretaria Municipal de Assistência Social, Projari Guaíba, Secretaria Municipal da Educação e outras.
O encontro de articulação para o Fórum regional previsto para o final de Março no Município.
O mesmo será realizado no território de paz do Município de Guaíba e vai oferecer atividades artísticas, pedagógicas, culturais, geração de renda, palestras, capacitações, exposições e outros.
O evento com a realização da 12° CRE, Programa Mais Educação e Escola-Aberta.
A CUFA participará oferecendo atividades Culturais, palestras, exposições e outros.
Comunicação CUFA

Projeto Tocando a VIDA

O Projeto Tocando a Vida é uma iniciativa da CUFA GUAÍBA, o Projeto promove a inclusão e a transformação social de crianças e adolescentes, Presta atendimento de qualidade e vêem para oferecer atividades culturais e Sócio-Educacionais.
O Projeto tem o apoio da Associação de Moradores da Vila São Jorge, Prefeitura Municipal de Guaíba através da secretaria Municipal da Cultura.
Ás aulas são ministradas pelo também professor Leandro Pereira dos Santos, Coordenado pelo Coordenador Andre Erich
Segue Algumas Fotos:

Realização CUFA