segunda-feira, 30 de abril de 2012

Encontro debate violência escolar e traz formatura de fotógrafos mirins.








"A partir de hoje juro passar adiante o que aprendi e guardar no coração o que senti. E usar a minha fotografia para fazer o mundo mais feliz". O juramento de Joice Duarte, Alexander Soares e Ana Caroline, três dos 121 formandos da oficina de fotografia da Central Única das Favelas, realizada nas escolas municipais de Canoas em parceria com a Prefeitura, resumiram a pauta do Encontro Preparatório para o V Fórum de Prevenção à Violência Escolar, que ocorreu na noite desta quinta-feira, 26, no Salão Nobre da Unilasalle.
Com palestras de Marta Rufatto, secretária de Educação, Eduardo Pazinato, secretário de Segurança Pública, e da advogada do projeto OAB Vai à Escola, Elisabeth Castilho, o evento foi agraciado pela presença maciça da comunidade escolar e dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para Manoel Soares, coordenador da CUFA RS, o interesse reflete o pioneirismo do município na abordagem da violência escolar. "Nenhuma cidade brasileira criou uma política de prevenção ao crack nas escolas como nós fizemos. Os jovens de Canoas conseguiram produzir e reproduzir conscientização, coisa que cidades como Porto Alegre e São Paulo querem fazer agora com o nosso modelo", declarou Manoel.
Tecnologia e conscientização
Marta ressaltou a importância do envolvimento da comunidade e, em especial, dos estudantes, público-alvo das políticas conjuntas de prevenção à violência. "Agradecemos a todos os pais, professores e diretores da rede municipal por participar dessa construção coletiva. Mas os verdadeiros protagonistas deste encontro são vocês, alunos das nossas escolas", afirmou a secretária.
Pazinato aproveitou a oportunidade para apresentar as ações trabalhadas pela Guarda Municipal e os resultados decorrentes da abordagem diferenciada. Com 56 câmeras de vídeo auxiliando no monitoramento das escolas, registro online das ocorrências e 62 dos 132 guardas municipais destacados para participar da ronda escolar, Canoas registrou, em 2011, 470 casos relacionados à violência escolar. Para o secretário, a união entre tecnologia e consciência transformou a relação entre alunos, pais e comunidade escolar.
O V Fórum de Prevenção à Violência Escolar vai aprofundar o debate em torno da segurança nas instituições municipais de ensino e dar voz à comunidade para avaliar as medidas atuais e sugerir novas políticas de prevenção e enfrentamento. O evento acontece na Semana de Canoas, em meio às comemorações do 73º aniersário da cidade.
 
Crédito da notícia: Luiz Damasceno

terça-feira, 10 de abril de 2012

Prevenção ao crack nas escolas

Projeto de prevenção ao crack nas escolas inicia em maio e tem como ferramenta principal, a obra literária "Os Zumbis da Pedra". “Mãe este é o dinheiro do pão? Não filho, este é o dinheiro da pedra”. A frase proferida por Ivanete Pereira, coordenadora institucional da Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul (CUFA-RS), retrata o dia-a-dia de muitas crianças, adolescentes e jovens das periferias brasileiras. Em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, a CUFA-RS lançou na tarde desta segunda – feira (09), às 15h, no auditório do Ministério Público, o projeto Circuito Papo-Reto Porto Alegre, com o intuito de contribuir na discussão e na prevenção ao uso de crack nas escolas municipais da capital.
Manoel Soares Coordenador da CUFA RS O principal objetivo do projeto é auxiliar na formação da mentalidade juvenil, de modo que percebam e entendam seu entorno e os reais valores que irão fortalecer suas ações sociais. “Por isso nós iremos necessitar da abnegação dos profissionais da educação, este lançamento é para vocês, pois a sala de aula é um território dos professores e sem o apoio de vocês, este trabalho não será completo, pois a autoridade institucional continuará em suas mãos quando o projeto finalizar”, comentou Manoel Soares, coordenador da CUFA RS, ao explanar que Porto Alegre é a primeira capital brasileira a realizar um projeto de prevenção ao uso de Crack.
Paulo Daniel, ilustrador e instrutor da CUFA RS Paulo Daniel, ilustrador e instrutor da CUFA RS apresentou o projeto aos presentes no evento, professores, técnicos, autoridades e representantes da sociedade civil, tiveram a oportunidade de conhecer o processo de produção da publicação “O Escudeiro da luz em Os Zumbis da Pedra”, livro que norteará as discussões do projeto. Para o prefeito de Porto Alegre, José Furtunati, “este é um trabalho de médio e longo prazo, pois é um processo de informação e formação e não se trata simplesmente de dizer as pessoas se isso é bom ou ruim. Este é um esforço de todos”.
Maria Cristina Garavelo (representante da secretária municipal de Educação), Alceu Moraes (promotor Ministério Público), José Fortunatti (prefeito de Porto Alegre), Marcelo Bósio (secretário municipal de saúde) e Ivanete Pereira (coordenador da CUFA RS). Fizeram parte da mesa de lançamento, o prefeito de Porto Alegre, o secretário municipal de saúde, Marcelo Bósio, a representante da secretária municipal de Educação, Maria Cristina Garavelo, a coordenadora institucional da CUFA-RS e o promotor Alceu Moraes, que finalizou sua fala resumindo a importância do projeto Papo – Reto para as novas gerações. “Nossa missão é desaglutinar a droga, a única forma de fazer isso é encontrar uma alternativa para dialogar com a juventude. Este é o desafio deste projeto, por isso estou ansioso para ajudar no que for necessário, para que possamos encontrar resultados positivos. Só vamos conseguir isso se trabalharmos em rede”. O projeto será iniciado em maio na rede municipal de educação, envolvendo mais de 50 mil alunos em 52 palestras e 1040 oficinas além de eventos culturais. Texto e fotos: Paola e Milton Martins

quinta-feira, 5 de abril de 2012

MV Bill lança projeto de crack

Rapper lança em Porto Alegre projeto de crack nas escolas CUFA RS da o ponta pé inicial do Papo Reto 2012 Na próxima segunda-feira, 09, às 15h, no auditório do Ministério Público, a CUFA RS irá apresentar o Projeto Circuito Papo Reto 2012 à professores e educadores da rede municipal de ensino e a sociedade em geral. Lançado no dia 10 de dezembro com a assinatura da parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre, através das Secretarias de Saúde e de Educação, e a CUFA RS o projeto vai envolver 50 mil estudantes e 3.900 professores da rede, além de familiares e a comunidade em geral. Na oportunidade, o rapper MV Bill, irá fazer um bate papo sobre a temática do crack, tema abordado pelo Circuito Papo Reto e pelo livro Escudeiro da Luz, utilizado como material de apoio ao projeto. Na mesa de abertura, estarão presentes o Prefeito José Fortunati, o Secretário de Saúde Marcelo Bósio, a Secretária de Educação Cleci Jurach, a Coordenadora Institucional da CUFA RS Ivanete Pereira e representante do Ministério Público. Circuito Papo Reto e o Escudeiro da Luz O Circuito Papo Reto, que visa contribuir para o processo de prevenção ao crack nas escolas, já atraiu, desde 2008, mais de 360 mil jovens em 160 municípios, incluindo Salvador, Brasília e cidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo, para palestras feitas pelo comunicador gaúcho, ativista social e diretor executivo da Cufa, Manoel Soares. A partir de 2010, o circuito de palestras ganhou o reforço do livro O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra para levar informação com uma linguagem jovem e que pudesse ser facilmente absorvida pela comunidade em geral. Para 2012, o projeto foi ampliado e, através da ferramenta literária desenvolvida pela CUFA RS, visa promover a inclusão social e a formação de multiplicadores de prevenção. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Educação serão realizadas palestras, oficinas e eventos culturais de teatro, graffiti e fotografia na rede municipal de educação de ensino fundamental e médio. Os estudantes também receberão exemplares do livro que vai servir de apoio para atividades. Para o período de maio à dezembro de 2012, estão programadas 52 palestras para alunos, quatro palestras regionalizadas para professores, 1000 oficinas de fotografia, teatro e grafite, festival de teatro, exposição fotográfica e mostra de grafite enfocando o conteúdo do livro. Nós convidamos você a fazer parte desse circuito, que vai levar prevenção, interatividade, interdisciplinaridade, auto estima e consciência para as gerações futuras. Serviço O quê? Apresentação do Projeto Circuito Papo Reto Quando? Dia 09 de abril, as 15h. Onde? Auditório do Ministério Público