quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Presentes em Ações

No ultimo dia 31 coordenadores da CUFA participaram do Ciclo de debates realizado na FIJO. Como Tema: O Controle Social democrático das políticas Publicas: Onde estão os Usuários
Como palestrantes Josiane Cardoso, Aberto Terres e Neucinda Aguirre.
O ciclo de debates tem como objetivo promover a reflexão sobre as diferentes formas de atuação das organizações do Terceiro setor e desencadear um processo de formação dos atores sociais, abordando temáticas que contribuam para a consolidação de redes sócias e para o desenvolvimento local e sustentável. Confira as fotos:

Wagner Souza (CUFA), Alberto Terres(Palestrante) e Jessica Tormes (CUFA)

Josiane Cardoso (Palestrante) E Wagner Souza(CUFA)

Josiane Cardoso (Palestrante), Jessica Tormes (CUFA), Wagner Souza (CUFA) e Drº Rosa Maria Castilhos (Coordenadora de desenvolvimento Social FIJO)

Josiane Cardoso (Palestrante), Neucina Aguirre (Palestrante) e Jessica Tormes (CUFA)

Josiane Cardoso (Palestrante) e Jessica Tormes (CUFA)

CUFA RS & OI FUTURO

Central única das Favelas do RS inicia projeto de fotografia em 14 cidades com apoio da OI FUTURO. A CUFA desenvolve em todo território nacional, projetos voltados para a área de audiovisual. São centenas de jovens que anualmente recebem conhecimentos específicos no segmento e se tornam multiplicadores de cidadania e fotografia/vídeo em todo país. No RS, a unidade forma jovens desde 2007 e tem os cursos coordenados pelo jornalista e coordenador da CUFA RS, Manoel Soares. Mais de 70 cidades e 7.000 jovens e mulheres que nos ultimos quatro anos, tiveram acesso a tecnologia audiovisual e aulas de cidadania. Visando atingir mais jovens e levar cidadania para dentro das comunidades, que a CUFA RS com apoio da OI Futuro inicia nesse mês de agosto, o Projeto Transfotografia. Para a CUFA, a fotografia não é simplesmente uma imagem produzida através de um click como as pessoas entendem ser, mas uma ferramenta de inclusão social apresentando como exemplo o conteúdo fotográfico de artistas conceituados, buscando instigar o debate e a reflexão nas comunidades, buscando pela sensibilização que os alunos se tornem multiplicadores de cidadania com responsabilidade e consciência do seu papel na sociedade. As oficinas serão realizadas 14 cidades: Alvorada, Cachoeira do Sul, Canoas, Cidreira, Eldorado do Sul, Frederico Westphalen, Guaíba, Montenegro, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Sapucaia do Sul e vai atingir mais de 280 jovens. Conheça as escolas onde serão realizadas as oficinas: 1 Alvorada - Escola João Belchior Marques Goulart 2 Canoas - Escola Municipal Governador Walter P.de Barcelos 3 Guaíba - Escola Estadual Professora aglae Kehl 4 Cidreira - Escola Estadual Hérlita Silveira Teixera 5 Rio Grande - Escola Estadual Professor Carlos Lorea Pinto 6 Cachoeira do Sul - Escola Municipal Dora Abreu 7 Santa Cruz - Escola Municipal Menino Deus 8 Santa Maria - Escola Professora Margarida Lopes 9 Montenegro - Escola Manoel Souza Morães 10 Eldorado do Sul - Escola Luiza Maria Binfari Cezar 11 Pelotas - Escola Augusto Simões Lopes 12 Sapucaia - Associação Comercial e Industrial de Sapucaia 13 Frederico Westphalen - Escola Conselheiro Edgar Marques de Mattos 14 Porto Alegre - Escola Jerônimo de Ornelas Ao final do projeto, as fotos serão expostas em diversos locais do estado. Acompanhe tudo em nosso site! Apoio:
Comunicação CUFA

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CUFA RS palestra em Canoas

Ivanete Pereira, Coordenadora Institucional da CUFA RS e Wagner Azambuja Coordenador CUFA Guaíba participaram do Forum que aconteceu em Canoas.

Ações de segurança escolar foram discutidas no III Fórum de Prevenção à Violência Escolar O III Fórum de Prevenção à Violência escolar foi encerrado no início da noite com a presença do Prefeito Jairo Jorge, o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato e o coordenador da Juventude, Diogo Bitencourt. O fórum teve como objetivo mobilizar e qualificar as medidas propostas pelas comissões internas de prevenção à violência escolar ( Cipaves), prevista na lei municipal 5505/2010, em que estabelece um canal direto da comunicação entre os alunos, a direção da escola, professores, pais, trabalhadores de segurança pública e gestores públicos afim de somarem esforços contra a violência na escola. O prefeito salientou que é na escola “que buscamos a verdade, o conhecimento e onde entendemos o direito do outro. É o lugar onde todos aprendem a ser iguais”, reforçou. Por isso, a gestão está construindo em Canoas uma política sustentável de educação junto com a população organizada para discutir e colocar em prática as ações de segurança escolar. O secretário Pazinato ressaltou as propostas trabalhadas durante o III Fórum como o fortalecimento e articulação da rede de apoio, garantindo acolhimento e cuidado dos estudantes através de políticas públicas como saúde e assistência social, oficinas de sensibilização para a mediação de conflitos nas escolas, atividades recreativas no intervalo, como brincadeiras, jogos, arte e cultura, fortalecimento do ROVE e outras estratégias de pesquisa e compreensão das questões relacionadas à violência nas escolas. Também sugeriu a troca de boas práticas relacionadas à prevenção à violência escolar entre as escolas do município, a efetivação de reuniões sistemáticas do comitê de prevenção e criação do prêmio municipal de boas práticas com a participação de escolas municipais e estaduais, fortalecimento dos vínculos entre a GM e BM no trabalho de prevenção à violência escolar. Luciane Amaral

domingo, 21 de agosto de 2011

Guaiba Na LIIBRA 2011

Basquete de Rua aquece Canoas

Etapa Municipal da LIIBRA esquentou Canoas nesse sábado.

Nesse sábado dia 20 de agosto, aconteceu a Pré LIIBRA 2011 em Canoas. O evento aconteceu em frente ao Paço Municipal e foi um aquecimento para a Etapa Estadual da liga que acontece dia 17 de setembro. O evento fez parte do calendário da 5a. Semana da Juventude do município e contou a presença de escolas locais e parceiros do projeto. Atualmente o campeonato já faz parte do calendário oficial da RS, onde reúne a alegria e a energia de inúmeros jovens em momentos de confraternização nos quais é possível perceber no Basquete de Rua uma importante alternativa para a difusão da cultura periférica e para transformação da realidade dos diversos jovens. O projeto é o maior evento de Basquete de Rua do país e o único desta proporção que incorpora ao esporte os elementos do hip hop. Mostrando que veio para ficar, a LIIBRA se consolidou e está na 6a. Edição sempre reunindo milhares de pessoas de todas as idades, cidades e atraindo a presença da mídia de forma espontânea e significativa com o slogan “A rua é o nosso palco”.

Confira as fotos:

Yasmin Dutra, aluna da Escola Conego em Canoas, foi a revelação do campeonato. Fez parte do time Conego e competiu na LIIBRA! Valeu Yasmin! Estiveram presentes escolas de Canoas no evento, que participaram de oficinas de hip hop. Confira: O grafiteiro Alex da Associação Canoense de Hip Hop Conversando com a gurizada.
Todos atentos! Alex fala de pixação x grafitti
O BBoy Tiano fez uma oficina de break com a gurizada e olha a foto de baixo, com as professoras também! Lindo demais!
DJ e MC juntos! A CUFA agradece a Associação Canoense de Hip Hop pela presença na LIIBRA! O time Sequel A vai representar o RS na LIIBRINHA no Rio de Janeiro em setembro! Veja os vencedores do campeonato em Canoas. DJ Abu, presidente da Associação Canoense de Hip Hop entregou o troféu para o time! Tatiane Chaves, Coordenadora da CUFA Guaíba, premiou o segundo lugar, também da cidade de Guaíba!
A Coordenadora da CUFA Canoas, Janaína Bragança premiou o time campeão e que vai representar o estado na LIIBRINHA em setembro.
Encerramento da Semana Municipal da Juventude em Canoas.
O prefeito Jairo Jorge realizou o encerramento da 5ª Semana da Juventude de Canoas, em frente ao Paço Municipal com a presença do coordenador da Juventude, Diogo Bitencourt, o coordenador da Central Única das Favelas (CUFA) do Rio Grande do Sul, Manoel Soares e presidente da Associação Brasileira do Hip Hop DJ Abu. Na cerimônia, o prefeito Jairo Jorge falou das ações da Coordenadoria de Juventude e da Central Única das Favelas (CUFA) Canoas, que contribuem para a educação e qualidade de vida para muitos jovens. O prefeito salientou que a realização do evento no Centro da cidade é uma oportunidade de toda comunidade canoense conhecer o trabalho cultural e educativo que é desenvolvido com as crianças e adolescentes da periferia. O coordenador da Juventude Diogo Bitencourt, afirmou que esta foi a maior semana da Juventude, organizada pelo município, “não só em quantidade, mas a qualidade do projeto. Foi uma semana em que vários temas universais foram debatidos com os jovens e oferecidas atividades de esporte, lazer, educação e saúde.” A Semana da Juventude terminou com o total de 48 atividades e foram promovidas pela Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria da Juventude, em parceria com a CUFA, Associação Canoense de Hip Hop, União Canoense de Skatistas Independentes (UCASI), Cesimbra Filho – Insituto Musical, apoio das secretarias e coordenadorias municipais, Câmara Municipal de Canoas, Pastoral da Juventude, Canoas Viva, Associação Comunitária Cultural Viva, SENAC e Unificado.
Parabéns à Equipe de Esporte da CUFA (Tiago Silveira, William Rodrigues e Cristiano Oliveira) e Arbitragem que comandou o show na quadra!
Equipe da CUFA Canoas que fez bonito nesse evento!
Danilo e Felipe do núcleo de Audiovisual da CUFA Porto Alegre que registraram todos os momentos!
Will MC de Quadra Oficial da LIIBRA RS